23 de janeiro de 2010

A Queda e o Processo de Santificação

A queda em si se dá, quando não deixamos de ter o sacrifício de Cristo e nossa própria salvação como foco. Olhamos para pessoas, circunstâncias (casa edificada sobre a areia). Desanimamos, e nos afastamos da comunhão na igreja e acabamos por nos deixar levar pelo mundo... Havendo pecado há condenação. Por isto, é comum a pessoa chamar a si própria de desviada (há TEMOR de envergonhar a Cristo, mas há a certeza de que naquele momento não entraria no céu): crê no evangelho, mas não pratica.
Vemos em Mt 18. 6 Jesus dizendo: "Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar". Percebemos aqui, que a condenação é pior para aquele que faz outros caírem. Sim, estes versículos se referem às crianças, mas Jesus diz em Mc 10 15: "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele."Porque a criança é sincera e pura, devemos buscar esse coração.
Deus sempre vai desejar a reconciliação (parábola do filho pródigo).Ele não quer ninguém enlameado indo para a perdição. Lembremos que todas a experiências ruins da vida do crente capacita a igreja a cuidar e animar a outros que passam por dificuldades (frutificando abundantemente no Senhor).
Ao invés de julgarmos uma pessoa que se afasta do convívio da igreja, devíamos correr atrás dela em amor - Jo 13.35 "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (parábolas da dracma e da ovelha perdida).


Quando penso em queda e processo de santificação lembro da parábola do semeador: 

Mateus 13:19-23
19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
* Não entendem o significado do Evangelho, são os irados com os crentes, podem se dizer ateus, mas também são religiosos eles praticam a fé do "tenho que": ir a igreja", ao menos fazer a 1ª-comunhão, crisma ou confirmação, se casarem com o  sacerdote e terem suas almas encomendadas ao purgatório...).

20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
*aquele que faz uma oração num dia, movido pela emoção, mas como só querem a benção e não o dono da benção, logo desanimam em segui-lO. 

22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
*comete o pecados conscientes (o Espírito já falou, claramente ao seu coração e mente): Perde o temor, não respeita a santidade de Deus. 1Jo 3.6-7 “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” 
*pode ser levado por doutrinas humanas e/ou malignas (porque não lêem e/ou não procuram no Espírito Santo a Sua vontade) – Mt 24.24 ”porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”.

23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

*É sincero na Sua entrega, na sua percepção há real esforço pela santidade, confessa seus pecados e continua a caminhada, no seu ritmo. Mesmo que às vezes nos parece que custe a ver que precisam mudar muitas coisas, porque Deus olha a sinceridade do coração. Efésios 6.5 “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo”.


*Existe ainda outro que comete o pecado contra o Espírito Santo, cuja gravidade é tamanha, que não há perdão diante de Deus (Mt 12.31).


Que tipo de solo temos sido e que espécie de igreja somos? Existem inúmeros casos que ao invés de julgar e fofocar, devemos entender, amar e orar. Tenhamos a fé alicerçada na Sua palavra, pois contra ela não há argumento contrário: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:35  “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;".João 8.31

Que possamos ter a Palavra em nós a ponto de arriscarmos nossas vidas por esta fé como Martinho Lutero ao negar-se se retratar sobre suas 95 teses, perante a augusta assembléia: "Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumento - uma vez que não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros - a minha consciência tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não posso, retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir ontra a consciência. Deus me ajude! Amém".